Política de Segurança e Saúde no trabalho

Desenvolvendo a BENCOM a atividade de armazenagem de combustíveis líquidos, considerações sobre a Segurança e Saúde no Trabalho de todos os seus Recursos Humanos, bem como de Entidades Terceiras envolvidas nas suas atividades, encontram-se refletidas nos propósitos da Empresa. 

A Administração da BENCOM está ciente das suas responsabilidades em assegurar os meios, estruturas e sistemas de gestão adequados ao correto desenvolvimento da sua atividade, garantindo as necessárias condições de Segurança e Saúde no Trabalho, de forma a prevenir e minimizar o risco de ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, bem como de promoção da saúde dos seus Recursos Humanos, e de Entidades Terceiras envolvidas nas suas atividades.

Nesta linha de orientação, toda a atividade da BENCOM é desenvolvida de forma responsável e de acordo com rigorosos padrões de Segurança, Ambiente e Qualidade, encontrando-se estabelecida a seguinte Política de Segurança e Saúde no Trabalho.


  • Antecipar, prevenir e minimizar os riscos de segurança e saúde no trabalho inerentes às atividades desenvolvidas, de acordo com os princípios gerais da prevenção e gestão do risco.
  • Proporcionar e assegurar um ambiente de trabalho saudável, condições e equipamentos seguros, bem como promover a informação, sensibilização e formação que faculte aos seus Recursos Humanos, Prestadores de Serviços e a outras Partes Interessadas, os conhecimentos necessários para desempenharem em segurança as tarefas atribuídas.
  • Garantir que todos os seus Recursos Humanos, Prestadores de Serviços e outras Partes Interessadas, sejam responsáveis por assegurar que as tarefas que desempenham são executadas de acordo com os requisitos e boas práticas exigidas, cumprindo e fazendo cumprir as prescrições legais e instruções de segurança, de forma a eliminar ou a minimizar os riscos para si próprios e para terceiros, sendo um aspeto relevante na avaliação de desempenho e uma condição de contratação.
  • Garantir o cumprimento dos requisitos legais ou outros estabelecidos, aplicáveis às atividades desenvolvidas, no âmbito da segurança e saúde no trabalho. 
  • Promover a participação e consulta de todos os seus Recursos Humanos, de Prestadores de Serviços e de outras Partes Interessadas.
  • Melhorar, continuamente, os seus Processos e Tecnologias, de forma a promover a melhoria das condições de trabalho e a segurança e saúde dos seus Recursos Humanos, de Prestadores de Serviços e de Partes Interessadas.
  • Estabelecer e rever periodicamente os objetivos e medidas que visem a prevenção de acidentes de trabalho, de doenças profissionais e de promoção da saúde dos seus Recursos Humanos, de Prestadores de Serviços e de outras Partes Interessadas.
  • Desenvolver e manter um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, baseado na melhoria contínua, de forma a melhorar o desempenho no âmbito da segurança e saúde no trabalho, definindo e adotando processos, práticas e sistemas de trabalho seguros.
  • Monitorizar o desempenho do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho através de indicadores, os quais serão periodicamente revistos.

A BENCOM assume, portanto, um posicionamento responsável e pró-ativo relativamente à Segurança e Saúde no Trabalho.

Um elevado padrão de Segurança e Saúde no Trabalho deverá ser entendido como uma Obrigação e Responsabilidade de todos os Recursos Humanos da BENCOM, a todos os níveis da sua Organização. O comprometimento Pessoal de Todos é essencial para promover e alcançar um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável.

Ponta Delgada, 22 de Junho de 2019