Qualidade e Ambiente

A Qualidade é uma forma de estar, de atuar e de procura permanente de obtenção dos melhores resultados a partir de um melhor desempenho de cada elemento interveniente no processo.

A BENCOM considera a Qualidade dos serviços prestados como fator chave de sucesso. Consequentemente implementou um modelo organizacional que procura a melhoria contínua.

A BENCOM, consciente das suas responsabilidades no que concerne ao impacte das suas atividades sobre o ambiente, assumiu uma abordagem pró-ativa destas questões e está comprometida em assegurar que a sua atividade e operações de suporte são realizadas no integral cumprimento para com todas as disposições regulamentares relativas ao ambiente, como também em promover a implementação das melhores práticas de gestão ambiental, de forma a obter a melhoria contínua do seu desempenho ambiental.

De forma a alcançar estes propósitos, a BENCOM procedeu à implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente, segundo os referenciais normativos NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001, tendo como suporte a seguinte Política:

No desenvolvendo da sua atividade de armazenagem de combustíveis líquidos, a BENCOM tem como fatores estratégicos do seu desenvolvimento a Qualidade e a Proteção do Ambiente, pelo que atua de forma a assegurar a melhoria contínua do desempenho dos seus processos, produtos e serviços.

A Administração da BENCOM está ciente das suas responsabilidades em assegurar os meios, estruturas e sistemas de gestão adequados ao correto desenvolvimento da sua atividade, de forma a alcançar e manter os mais elevados padrões de qualidade e desempenho ambiental, de modo a gerar valor sustentável para a empresa e para os seus stakeholders.

Nesta linha de orientação, toda a atividade da BENCOM é desenvolvida de forma responsável e de acordo com rigorosos padrões de Qualidade e Ambiente, encontrando-se estabelecida a seguinte Política da Qualidade e Ambiente.

  • Fornecer Serviços que correspondam ou superem as expectativas e necessidades das suas Partes Interessadas;
  • Desenvolver processos de relacionamento com os Clientes e outras Partes Interessadas para compreender as suas motivações atuais, antecipar comportamentos futuros, garantindo a sua confiança
    numa ótica de ciclo de vida;
  • Cumprir com todos os requisitos aplicáveis à sua atividade;
    Melhorar, continuamente, os seus Processos e Tecnologia, de forma a introduzir a melhoria contínua na Qualidade da Prestação de Serviços, na Proteção do Ambiente, bem como o aumento da produtividade e criação de valor sustentável;
  • Assegurar a Avaliação do Risco na tomada de decisão e na implementação de Processos, de modo a prevenir resultados indesejados e explorar oportunidades, nomeadamente na Qualidade e Ambiente;
  • Assegurar a incorporação na Organização de “lições aprendidas” com origem interna e/ou externa, como forma de promover a melhoria contínua e a redução de Impactes Ambientais;
  • Ouvir e ter em consideração os contributos de todos os Colaboradores da Empresa, como forma de promover a sua participação e envolvimento, sendo este um fator primordial para a melhoria contínua;
  • Incentivar o desenvolvimento das competências individuais dos seus Colaboradores, fomentando a aquisição de conhecimento, a partilha de experiências, a plena integração na Organização da Empresa, bem como a participação e envolvimento ativo na Missão e Estratégia da Empresa;
  • Promover a formação e a capacitação de todos os Colaboradores e Prestadores de Serviços, bem como valorizar a disciplina operacional;
  • Avaliar sistematicamente o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente, com o intuito de melhorar continuamente a sua eficácia e eficiência, nomeadamente através de Procedimentos de Controlo, bem como para assegurar o cumprimento dos diversos Objetivos estabelecidos;
  • Promover um relacionamento profícuo com Fornecedores, Parceiros e Outras Partes Interessadas, de forma a reforçar a confiança mútua e assegurar o seu comprometimento para com a Qualidade e Proteção do Ambiente;
  • Assegurar um desempenho Ambiental sustentável, através de uma adequada Gestão de Recursos Naturais inerentes aos Processos e Atividades desenvolvidas pela Empresa, nomeadamente água e
    energia, a Redução de Emissões e a Gestão adequada de Resíduos produzidos;

Ponta Delgada, 22 de Junho de 2019  |  Edição 03